Foi uma visita surpresa. Sem pré-aviso, apenas se soube que Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, estava em Kyiv, capital da Ucrânia, em reunião com o presidente do país, Volodymyr Zelensky. Às primeiras imagens, em que ambos surgiam sentados à mesa, seguiram-se outras dos referidos governantes a circularem pelas ruas da cidade.
Sempre acompanhado pelo chefe de Estado ucraniano, Johnson acabou ainda por falar com alguns residentes. E, de acordo com um dos vídeos do momento já revelados nas redes sociais, deixou um 'desejo' e uma garantia: "Fazemos o nosso melhor para que o nosso próximo encontro com Boris Johnson seja sob um céu ucraniano pacífico".
O gabinete de Boris Johnson afirmou que o líder do governo britânico quis "encontrar-se com o Presidente Zelensky em pessoa, num gesto de solidariedade com o povo ucraniano", e deverá "apresentar um novo pacote de ajuda financeira e militar" ao país a braços com a invasão das forças russas.
Johnson tornou-se, deste modo, o primeiro líder de um país do G7 - grupo que reúne as maiores economias mundiais - a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro.
Ainda durante o encontro, os dois líderes falaram sobre ajuda económica e militar e Boris Johnson anunciou uma nova rubrica de financiamento de 500 milhões de dólares (cerca de 450 milhões de euros) para a Ucrânia através do Banco Mundial, o que eleva o montante total de fundos comprometidos por esse meio para 1.000 milhões de dólares (cerca de 910 milhões de euros).
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia pronta para "batalha"; Bombardeamentos em Mariupol