"A Rússia não pode ser isolada ou contida". Foi este o recado que o presidente russo, Vladimir Putin, endereçou esta terça-feira ao Ocidente de acordo com a televisão estatal russa.
De acordo com o líder russo, as tentativas de isolar Moscovo falharão dando o sucesso do programa espacial soviético como prova de que a Rússia consegue alcançar feitos que ambiciona mesmo nas condições mais difíceis.
Adverte ainda que a Rússia nunca dependerá do Ocidente após os Estados Unidos da América e aliados terem lançado novas sanções pela invasão russa iniciada a 24 de fevereiro.
"É impossível isolar severamente alguém no mundo moderno, especialmente num país tão vasto quanto a Rússia", apontou Vladimir Putin.
O presidente russo viajou para o Cosmódromo de Vostochny, no Extremo Oriente da Rússia, 5.550 quilómetros a leste de Moscovo, para assinalar os 61 anos após Yuri Gagarin, da União Soviética, ter entrado para os livros de história como o primeiro homem a ir ao espaço.
Refira-se ainda que Putin assegurou esta terça-feira que a 'operação militar especial' na Ucrânia – termo usado por Moscovo para definir a invasão –, “sem dúvida” que alcançará os seus objetivos “nobres”.
Leia Também: AO MINUTO: UE aumenta verbas; Putin manda refugiados para Sibéria