Ucrânia. Invasão russa matou pelo menos 186 crianças e feriu 344

O organismo detalhou também algumas das situações em que foram encontrados corpos de crianças, durante investigações sobre os alegados crimes de guerra cometidos pelas forças russas.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
12/04/2022 13:03 ‧ 12/04/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

Pelo menos 186 crianças morreram e outras 344 ficaram feridas desde o início da investida militar russa na Ucrânia, segundo dados divulgados esta terça-feira pela Procuradoria-Geral da Ucrânia.

Até ao momento, mais de 530 crianças sofreram alguma consequência da guerra na Ucrânia, registando-se pelo menos 186 vítimas mortais e 344 feridos, anunciou o organismo na rede social Telegram.

O gabinete adiantou que os números não são definitivos, uma vez que estão a ser conduzidas investigações nas áreas com combates ativos, assim como nas regiões temporariamente ocupadas pelas forças russas e entretanto libertadas.

Ainda assim, a Procuradoria-Geral da Ucrânia revelou que o maior número de vítimas mortais foi registado em Donetsk (113), seguindo-se da região de Kyiv (99), Kharkiv (76), Chernihiv (54), Mykolaiv (40), Lugansk (36), Kherson (36), Zaporizhzhia (22), a cidade de Kyiv (16), Sumy (16) e, por fim, Zhytomyr (15).

A entidade detalhou que, durante as investigações quanto aos crimes de guerra cometidos pela Rússia na aldeia de Havronshchyna, em Bucha, foi encontrado um carro de civis que tinha sido alvejado, estando os corpos de cinco pessoas, entre elas uma criança de um ano e um adolescente de 14 anos, enterrados nas imediações.

Além disso, em Havrylivka, também na região de Bucha, foi localizado o corpo de uma criança de cinco anos, com vários ferimentos causados por um bombardeamento.

A Procuradoria-Geral da Ucrânia acrescentou ainda que uma menina com um ano e meio morreu devido a um bombardeamento russo numa residência em Mariupol, a 8 de abril, e que um menino de 13 anos morreu em circunstâncias semelhantes, em Kharkiv, a 11 de abril.

Segundo o organismo, os ataques regulares das forças russas provocaram danos em cerca de 938 instituições de ensino, das quais 87 ficaram completamente destruídas.

Recorde-se que a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia a 24 de fevereiro, que matou pelo menos 1.842 civis, incluindo 148 crianças, e feriu 2.493, entre os quais 233 menores, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas.

O conflito já causou também um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,5 milhões para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: "Estamos a salvar pessoas". Invasão "foi a decisão certa", diz Putin

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas