As imagens chocantes continuam a chegar desde Bucha, no noroeste de Kyiv, cidade que foi ocupada pelas tropas russas nos primeiros dias da invasão.
Após a retirada dos soldados no final de março, as autoridades ucranianas descobriram dezenas de corpos vestidos com roupas civis, alguns com as mãos amarradas atrás das costas. Um vídeo partilhado pela Nexta, um meio de comunicação bielorrusso, mostra um 'cemitério' de carros em Bucha, que terão sido bombardeados pelos russos à medida que civis tentavam deixar a cidade.
Já esta terça-feira, as forças policiais ucranianas encontraram uma viatura bombardeada na aldeia de Havronshchyna, pertencente a Bucha, onde estavam os corpos de cinco pessoas - duas mulheres e três crianças.
As autoridades ucranianas têm contado os mortos encontrados nos escombros, ruas e valas em torno de Kyiv, nas localidades tomadas pelos russos, e foram contabilizados pelo menos 400 civis mortos em Bucha.
No total, a guerra já fez mais de 1800 mortos entre a população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a agência da ONU alerta que o número de mortos poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar mortos em cidades cercadas ou bombardeadas pelos russos.
Leia Também: Mais de mil militares ucranianos renderam-se em Mariupol, dizem russos