O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ainda pode receber mais três multas por infrações às normas de contenção da covid-19 com a realização de festas em Downing Street durante a pandemia, avança o The Guardian, esta quarta-feira, citando fontes próximas do processo.
Segundo a mesma fonte, Johnson receberá mais multas de eventos que ainda não foram totalmente investigados pela Polícia Metropolitana de Londres.
Recorde-se que o primeiro-ministro britânico foi notificado pela Polícia Metropolitana de Londres, na terça-feira, de uma multa por uma festa de aniversário em Downing Street, em infração às medidas decretadas devido à pandemia.
Boris anunciou que pagou a multa e voltou a pedir “desculpa” pelo sucedido, contudo, recusou demitir-se pelo caso que ficou conhecido como ‘Partygate’.
De realçar, no entanto, que a punição constitui um revés grave para Boris Johnson, que não só infringiu a lei, mas também correu o risco de assegurar não ter feito nada de ilegal no parlamento, quando houve festas de despedida, aperitivos ao sol e outras celebrações durante os períodos de confinamento.
Ao pedir desculpa na televisão, Johnson explicou que a festa-surpresa de aniversário, que lhe valeu a multa, realizada a 19 de junho de 2020, na sala do conselho de ministros, para assinalar o seu 56.º aniversário, durou "menos de dez minutos".
"Devo dizer francamente que não me pareceu, na altura, que tal infringisse as regras", sublinhou.
Leia Também: Secretário de Estado britânico demite-se por festas em Downing Street