Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Ucrânia. Soldados russos recuperam estátua de Estaline em Henichesk

A maioria das estátuas e homenagens a líderes comunistas foram retiradas da Ucrânia no âmbito das quatro leis da descomunização ucranianas, aprovadas pelo parlamento em 2015.

Ucrânia. Soldados russos recuperam estátua de Estaline em Henichesk
Notícias ao Minuto

18:29 - 18/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Uma estátua de Josef Estaline foi recuperada e colocada na cidade portuária de Henichesk, na região ucraniana de Kherson, por tropas russas, revela a televisão ucraniana Fakty ICTV, que cita fonte do conselho regional.

“Os ocupantes estão a tentar parasitar no clima nostálgico da população. O problema é que não há nostalgia na região. A nossa população vive no presente e tem um futuro muito real e de sucesso. Mas os ocupantes não entendem isto. Portanto, o espetáculo ‘De volta à URSS’ continuará até à libertação da nossa região pelas Forças Armadas da Ucrânia”, afirmou o responsável da equipa executiva regional de Kherson, Yurii Sobolevskyi.

Sublinhe-se que a maioria das estátuas e homenagens a líderes comunistas foram retiradas da Ucrânia no âmbito das quatro leis da descomunização ucranianas, aprovadas pelo parlamento em 2015. No total, 965 estátuas de Lenine foram removidas entre 2013 e 2016 e 52.000 ruas, 986 localidades e 32 cidades mudaram de nome. 

Assinala-se, esta segunda-feira, o 54º dia da invasão russa da Ucrânia. Pelo menos 2.072 civis morreram e 2.818 ficaram feridos, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior.

Leia Também: Zelensky já entregou formulário para adesão da Ucrânia à União Europeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório