O manto branco causado pela neve fez com que o piloto de um helicóptero Blackhawk perdesse a noção de onde estava a tentar aterrar, provocando uma colisão com outro helicóptero, em fevereiro, perto de uma estância de esqui, no estado norte-americano do Utah.
Os danos foram avaliados em mais de 9,2 milhões de dólares (8,4 milhões de euros), segundo referiu a Utah Army National Guard, citada pelo Independent, na quinta-feira.
Não houve, no entanto, feridos a registar no acidente - nem no helicóptero, nem esquiadores nas redondezas.
Os investigadores concluíram que se tratou de erro humano porque o piloto não conseguiu perceber a sua posição e teve de recorrer aos instrumentos de voo da aeronave, o que fez com que o helicóptero caísse de lado e partisse o rotor principal (que dá sustentação ao aparelho). Uma das peças do rotor voou e atingiu a cauda de outro helicóptero próximo em exercícios.
O segundo piloto conseguiu pousar o seu Blackhawk apesar de estar a girar sobre si próprio depois de ser atingido. As ações desse piloto para pousar com segurança foram descritas como louváveis pelos investigadores.
Leia Também: Helicóptero de Marte estabeleceu dois novos recordes