Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 17º

Londres acusa Moscovo de decisões militares "insensatas"

O governo britânico disse hoje que a Rússia está a tomar decisões militares "insensatas", o que atribuiu à pretensão do Presidente Vladimir Putin de mostrar resultados vitoriosos na Ucrânia até 09 de maio, data da capitulação da Alemanha nazi.

Londres acusa Moscovo de decisões militares "insensatas"
Notícias ao Minuto

12:12 - 26/04/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

O ministro das Forças Armadas, James Heapey, indicou que as forças russas estão a "desperdiçar qualquer vantagem que possam ter" alcançado na campanha da Ucrânia ao lançar uma ofensiva na região do Donbass (leste do país) antes de reunir tropas suficientes.

Falando à estação de televisão Sky News, Heapey disse que "o desejo de Putin de se apresentar (...) a 09 de maio como um herói significa que milhares de russos vão perder a vida e que a Rússia vai entregar a vantagem numérica que deveria ter".

No dia 09 de maio realiza-se em Moscovo o tradicional desfile militar com o qual a Rússia marca a sua vitória na II Guerra Mundial face à capitulação da Alemanha nazi, em 1945. 

O ministro britânico também rejeitou as críticas da Rússia de que a NATO está a provocar o Kremlin ao armar a Ucrânia, classificando as acusações de agressão por parte da Aliança Atlântica de "total absurdo".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou a NATO de "lançar achas para a fogueira" ao fornecer armas à Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de cinco milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Reino Unido abre inquérito a alegado ataque informático russo ao exército

Recomendados para si

;
Campo obrigatório