lya Matvienko e Kira Obedinska são duas crianças que perderam os pais e ficaram órfãs durante o cerco de Mariupol. Foram levadas para território russo mas conseguiram voltar à Ucrânia. Estão agora no hospital Okhmatdyt, em Kyiv, e receberam uma visita do presidente Zelensky.
Na sua visita ao hospital, Volodymyr Zelensky distribuiu cabazes, com produtos como iPhones ou iPads e condecorou os médicos do hospital pediátrico.
Ilya Matvienko, o menino de 10 anos, perdeu os pais nos bombardeamentos em Mariupol e ficou gravemente ferido, tedo perdido a capacidade de andar. Na visita, os médicos garantiram ao presidente ucraniano que a criança irá recuperar.
A menina, Kira Obedinska, de 12 anos, perdeu o pai, campeão de polo aquático e antigo capitão da equipa nacional. Chegou a ser utilizada em propaganda russa. A mãe da menina já morreu há alguns anos e esta vive agora com o avô.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
Leia Também: 'Sims' e suásticas. As (dúbias?) provas dos russos que atestam neonazismo