Donald Trump Jr, filho do 45.º presidente dos Estados Unidos da América (EUA), acusou na quinta-feira a Ucrânia de ser “um dos países mais corruptos do mundo” e criticou o atual presidente, Joe Biden, por anunciar novos pacotes de ajuda económica e militar ao país invadido pela Rússia.
As declarações do republicano surgiram após ter sido anunciado que a administração de Biden iria pedir ao Congresso norte-americano mais 33 mil milhões de dólares [cerca de 31 mil milhões de euros] para ajudar a Ucrânia, além dos quase 13,6 mil milhões de dólares [12,9 milhões de euros] aprovados em março.
“Que tal usá-lo [ao dinheiro] para ajudar os americanos necessitados? Ou talvez para proteger a fronteira? Talvez para colocar o nosso setor energético a funcionar novamente? Educação?”, começou por questionar o filho de Donald Trump, na rede social Twitter, numa reação à notícia.
“Não, em vez disso vamos dá-lo a um dos países mais corruptos do mundo, onde estou certo de que a maioria será saqueada por políticos corruptos”, atirou.
Hard pass. How about we use it to help Americans in need? Or to perhaps secure out border? Maybe get our energy sector going again? Education?
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) April 28, 2022
No, instead we’ll give it to one of the most corrupt countries in the world, where I’m sure most will be looted by corrupt politicians. https://t.co/NNXP7Vf9fd
Numa outra publicação, o político reiterou a sua opinião e afirmou que “Biden pediu 33 mil milhões de dólares para enviar para a Ucrânia, para além dos mil milhões já enviados para a nação muito corrupta, mas não pôde gastar uma pequena fração desse valor para terminar o muro, proteger a fronteira e acabar com a crise humanitária e o tráfico de droga/sexo na fronteira”. Em causa está a construção do muro na fronteira dos EUA com o México, que foi uma medida central do seu pai para combater a imigração ilegal.
Biden is asking for $33 Billion to send to Ukraine on top of the billions already sent to the very corrupt nation, but they couldn’t spend a tiny fraction of that to finish the wall, secure our border & end the humanitarian crisis & drug/sex trafficking at our border!#AmericaLast
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) April 29, 2022
Na quinta-feira, foi também anunciado que a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma lei que permitirá simplificar o programa de empréstimo e assistência militar à Ucrânia e a outros países do leste europeu contra a ofensiva russa.
Ao 65.º dia da invasão russa da Ucrânia, quase três mil civis morreram, segundo dados apurados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
Leia Também: Ucrânia. Mais de 5,4 milhões de refugiados, quase 57 mil em 24 horas