As forças russas roubaram 100 mil toneladas de cereais da região de Lugansk, o equivalente a três anos de armazenamento, avança o Kyiv Independent, que cita as autoridades locais.
Segundo a autarquia, a população da região fica assim em risco de fome, dado que Lugansk é o único local onde a época de semear ainda não começou.
Nas últimas semanas, tem havido um número crescente de relatos de tropas russas a roubar equipamento agrícola, cereais e mesmo materiais de construção - para além da pilhagem generalizada de residências.
As tropas russas na cidade ocupada de Melitopol roubaram todo o equipamento de um concessionário de equipamento agrícola - e enviaram-no para a Chechénia, de acordo com um empresário ucraniano da zona, em declarações à CNN Internacional.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Conselho da Europa acusa Rússia de reavivar horror da II Guerra Mundial