O vídeo do início de uma viagem de carro - que não chegou a acontecer - está a tornar-se viral, depois de um motorista o ter partilhado no Facebook, rede social na qual já teve mais de 10 mil visualizações.
O vídeo acima, capturado pela câmara de segurança do veículo, capta o momento em que um casal está a entrar num Lyft - uma plataforma de transportes como a Bolt ou a Uber -, e, admirada, a mulher diz: “Tu és branco!”, rindo-se, parecendo manifestar alívio. O motorista, James W. Bode, questiona a afirmação e a passageira, já sentada no carro, acrescenta: “Um homem normal - falas inglês”.
Divertida com a situação, a cliente da plataforma bate no ombro do motorista e pede-lhe desculpa - talvez apercebendo-se de que a reação do motorista não estava a ir ao encontro da sua.
“Podem sair do carro”, responde-lhes o motorista, explicando que o comentário que tinha acabo de ouvir era “completamente inapropriado”. “Se quem estivesse sentado neste lugar não fosse branco, faria diferença?”, questiona.
O passageiro masculino, que não chega a entrar no carro, pergunta o que se passa e, depois de o motorista lhe explicar, a conversa fica mais agressiva. “És uma ‘merda’ - um idiota. Devia esmurrar-te”, disse o homem.
“Vais ameaçar-me?”, pergunta-lhe James W. Bode. Em resposta, e já sozinho no carro e com as portas fechadas, o motorista diz-lhes que vai chamar a polícia - depois de o passageiro o mandar embora do local.
Na sua página de Facebook, James W. Bode, explica ainda que a queixa foi feitas às autoridades, e deixa um aviso a futuros utilizadores que possam vir a apanhar a sua boleia. "Se me fizerem sentir desconfortável, garanto que vou fazer o mesmo, especialmente no meu carro ou propriedade. Sim, eles tinham a noção de que os estava a gravar e sim, eu tenho sinais no meu carro que indicam que os passageiros estão a ser gravados".
Leia Também: Homenagem às vítimas do tiroteio de Buffalo torna-se grito contra racismo