O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse ter tido uma "longa e significativa" conversa telefónica com o presidente francês Emmanuel Macron sobre a guerra na Ucrânia.
Zelensky acrescentou que ele e Macron também tinham discutido a questão do abastecimento de combustível à Ucrânia e o apoio à defesa.
"Falei sobre o curso das hostilidades, a operação de resgate dos militares de Azovstal e a visão das perspetivas do processo de negociação. Levantou a questão do fornecimento de combustível à Ucrânia", disse ele no Twitter.
Finished a long and meaningful phone conversation with @EmmanuelMacron. Told about the course of hostilities, the operation to rescue the military from Azovstal and the vision of the prospects of the negotiation process. Raised the issue of fuel supply to Ukraine. (1/2)
— Володимир Зеленський (@ZelenskyUa) May 17, 2022
"Discutimos também o apoio de defesa da França, a preparação do 6º pacote de sanções (da União Europeia) (contra a Rússia), possíveis formas de exportação de produtos agrícolas ucranianos. Realizámos uma discussão substantiva sobre a nossa candidatura ao estatuto de candidato à adesão à UE", escreveu ainda.
A Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia que dura desde 24 de fevereiro, condenada pela maior parte da comunidade internacional que respondeu com ajuda militar e económica á Ucrânia e duras sanções, sobretudo económicas, à Rússia.
Leia Também: Paul Krugman alerta para impacto da guerra nos países mais pobres