Timor: Protocolo e muitos VIP dominam cerimónias do 20.º aniversário
A presença de delegações de dezenas de países e das principais individualidades do Estado timorense domina as celebrações do 20.º aniversário da restauração da independência, nos próximos dois dias, com uma extensa agenda.
© Lusa
Mundo Cerimónia
As comemorações, que coincidem também com a investidura do novo Presidente, José Ramos-Horta, envolvem uma complexa máquina protocolar, com inúmeros eventos oficiais, reuniões bilaterais e multilaterais e visitas.
Os momentos mais importantes da investidura decorrem no recinto de Tasi Tolu, exatamente no mesmo local em que decorreram, em 20 de maio de 2002, as cerimónias que assinalaram o nascimento do 192.º país do mundo.
As cerimónias oficiais do 20.º aniversário da restauração da independência começaram em 18 de maio, com uma missa, antes de um jantar de "despedida e reconhecimento" aos funcionários públicos e contratados da Presidência, com vários portugueses condecorados pelo Presidente cessante, Francisco Guterres Lú-Olo.
Na manhã de quinta-feira está prevista a inauguração de um memorial do 1.º Governo Constitucional no Palácio Nobre de Lahana.
A agenda do Presidente termina com um banquete oferecido aos convidados que participam na investidura do seu sucessor José Ramos-Horta e nas celebrações dos 20 anos da independência, que decorre ao final do dia 19 no recinto de Tasi Tolu.
As celebrações contam com a presença do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, que é esperado em Díli cerca das 07:00 de quinta-feira (23:00 de hoje, hora de Lisboa).
Durante quinta-feira chegam também o governador-geral australiano, David Hurley, entre representantes de outros países.
Os convidados da cerimónia de Tasi Tolu começam a chegar ao local pelas 19:00, estando previsto uma hora de "divertimento colossal", até às 21:00, antes da chegada dos titulares dos órgãos de soberania do Estado e altas entidades convidadas de "Estados amigos".
José Ramos-Horta é esperado no local às 21:20, cinco minutos antes de Francisco Guterres Lú-Olo.
Pelas 21:30 está previsto o arranque da sessão plenária solene do parlamento para a Cerimónia de Investidura do novo chefe de Estado.
As cerimónias dos 20 anos da restauração da independência, por outro lado, começam pelas 08:30 de sexta-feira, na zona à frente do Palácio Presidencial, estando prevista, à tarde, uma sessão plenária no Parlamento Nacional que comemora o aniversário e onde participa, entre outros, Marcelo Rebelo de Sousa.
Desde o início da semana que Díli tem sentido uma azáfama que já não se via há vários anos, com delegações de vários países e equipas avançadas das principais individualidades, incluindo o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, já no país.
Hoje, por exemplo, realizaram-se já vários encontros tanto com responsáveis timorenses como entre delegações diplomáticas de vários países acreditadas em Timor-Leste, uma fatia das quais oriundas de Jacarta, de onde acompanham o país.
Leia Também: Vários portugueses entre últimos condecorados pelo presidente timorense
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com