Presidente moçambicano recebe garantias de apoio da igreja católica

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, recebeu hoje da igreja católica garantias de continuação dos apoios ao país nos projetos de desenvolvimento económico e social e na manutenção da paz.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/04/2025 19:54 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Moçambique

A garantia foi dada pelo cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, após um encontro com o Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, à margem das cerimónias fúnebres do Papa Francisco, que morreu na segunda-feira, aos 88 anos.

 

O Presidente de Moçambique está desde sábado no Vaticano, onde participou nas cerimónias fúnebres do Papa Francisco.

Em comunicado, a Presidência da República refere que Matteo Zuppi assegurou a Daniel Chapo a continuidade de apoios a Moçambique nos domínios de educação, saúde, combate à pobreza e na consolidação de uma cultura de paz no país.

"Ambos renovaram o desejo de fortalecer os laços de amizade histórica entre Moçambique e a Santa Sé, sublinhando a importância do diálogo permanente como instrumento para enfrentar os desafios contemporâneos e promover sociedades mais justas e solidárias", lê-se no comunicado.

O cardeal Matteo Zuppi foi um dos padres destacados pela Comunidade de Sant'Egídio para mediar o fim da guerra dos 16 anos, opondo o exército governamental e a guerrilha da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e as forças governamentais, culminando com a assinatura do Acordo Geral de Paz em Roma, em 1992, entre o então Presidente Joaquim Chissano e Afonso Dhlakama, líder histórico da Renamo, que morreu em maio de 2018.

Leia Também: FMI reconhece que novo plano com Moçambique surge após "instabilidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas