A McDonald's Corp vai vender os seus restaurantes na Rússia ao atual operador de licenciamento no país, Alexander Govor, para que estes operem sob uma nova marca, anunciou a gigante de fast food, esta quinta-feira.
Govor, que detém as operações de franchising através da sua empresa GiD LLC, tem franchisings do McDonald's desde 2015 e ajudou a rede de hambúrgueres a expandir-se para a remota Sibéria, onde administra 25 restaurantes.
O McDonald's opera na Rússia há mais de 30 anos e possui cerca de 84% dos seus quase 850 restaurantes no país, conta a Reuters. No início desta semana, tornou-se uma das maiores marcas globais a sair do país, embora dissesse que manteria a sua marca registada.
A empresa não divulgou os termos financeiros da transação, que deve ser concluída nas próximas semanas. Mas o acordo prevê que os funcionários se mantenham empregados por pelo menos dois anos em funções equivalentes e Govor pagará os salários dos funcionários das empresas em 45 regiões do país até ao encerramento.
O McDonald's decidiu, em março, fechar os restaurantes no país, incluindo o icónico local da Praça Pushkin, no centro de Moscovo – um símbolo do crescente capitalismo norte-americano no colo da moribunda União Soviética.
A empresa gerou, o ano passado, cerca de 9% do seu lucro da Rússia e da Ucrânia.
Leia Também: McDonald's e Wendy's processados por anúncios de hambúrgueres enganosos