O presidente da Câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, pediu explicações à Polícia, depois de serem divulgadas imagens do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a beber durante um evento em Downing Street, em novembro de 2020, violando as medidas de combate à Covid-19.
Recorde-se que na semana passada, a Polícia Metropolitana de Londres concluiu a investigação que tinha aberto às festas realizadas em Downing Street durante a pandemia e o governo confirmou que Boris Johnson não receberia novas multas, tendo sido apenas notificado, em abril, por causa de um evento a 19 de junho de 2020.
Agora, o autarca entende que as imagens, que foram divulgadas pela estação de televisão britânica ITV News, parecem mostrar Boris Johnson "apanhado em flagrante".
"Claramente houve uma festa - ele estava a levantar o seu copo, havia garrafas de vinho vazias lá... Acho que a Polícia deveria explicar como chegou às suas conclusões, é a coisa certa a fazer", disse Khan, citado pela Sky News.
"Aqueles que quebraram as regras foram multados e aqui temos uma fotografia que parece mostrar que o primeiro-ministro foi apanhado em flagrante a quebrar as regras", notou. "Então a polícia deveria explicar como é que mais multas não foram emitidas", acrescentou.
É de realçar que as imagens são de um evento que marca a despedida de Lee Cain, ex-diretor de comunicação de Downing Street.
Já Grant Shapps, secretário de Estado dos Transportes, disse à Sky News que Johnson não estava a "festejar".
"Ele passou para agradecer e levantar um copo para um colega que estava de saída (...) A polícia passou muito tempo com muitas pessoas e muitos recursos a rastrear isto e eles chegaram à sua conclusão – como sabemos, ele não foi multado por este evento", defendeu.
Contudo, Shapps foi também confrontado com o facto de, em dezembro de 2021, o primeiro-ministro britânico ter sido questionado, na Câmara dos Comuns, sobre se existiu, ou não, uma festa em Downing Street a 13 de novembro de 2020, ao que respondeu: "Tenho a certeza de que o que quer que tenha acontecido, a orientação foi seguida e as regras foram sempre cumpridas".
"Parece-me que ele desce ao sair do escritório e agradece à equipa e levanta um copo e, na sua mente, não reconhece isto como uma festa", insistiu, pedindo depois que o foco se vire para às famílias em dificuldade no Reino Unido.
"Tudo gira em torno de Boris Johnson", criticou.
A oposição considera, contudo, que Boris Johnson mentiu.
Leia Também: 'Partygate'. Boris Johnson não receberá novas multas