Blinken e ministro grego pedem libertação de navios apresados pelo Irão

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken e o ministro dos Negócios Estrangeiros grego, Nikos Dendias, defenderam hoje a libertação imediata de dois navios de pavilhão grego apresados no Golfo Pérsico por forças iranianas.

Notícia

© Reuters

Lusa
30/05/2022 22:13 ‧ 30/05/2022 por Lusa

Mundo

EUA

 

Segundo uma nota divulgada por um porta-voz do Departamento de Estado, durante uma conversa telefónica, os dois dirigentes concordaram que o Irão "deve libertar de imediato os navios, a sua carga e as tripulações".

"A perseguição contínua do Irão e a sua interferência nos direitos e liberdades de navegação são uma ameaça para a segurança marítima e para a economia global", refere a nota, salientando que Blinken condenou "veemente" a captura, que teve lugar na passada sexta-feira.

A Guarda Revolucionária do Irão confirmou ter apresado nesse dia dois petroleiros gregos no Golfo Pérsico, após o Irão ter ameaçado Atenas com uma "ação punitiva" pelo seu envolvimento no sequestro de um petroleiro iraniano a pedido dos Estados Unidos.

Em comunicado publicado na sua página na internet, os Guardas da Revolução justificaram que os dois petroleiros gregos foram apresados no Golfo Pérsico, "devido a violações que cometeram".

Previamente, o Irão tinha de novo apelado ao "fim imediato" do apresamento de um navio que transportava petróleo iraniano e que foi retido pela Grécia em meados de abril a pedido dos Estados Unidos.

Leia Também: EUA continuam "preocupados" após visita de responsável da ONU a Xinjiang

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas