A Frota do Pacífico da Rússia deu início, esta sexta-feira, a uma série de exercícios militares que terão a duração de uma semana. Segundo informa a Reuters, que cita agências noticiosas russas, vão estar neles envolvidos mais de 40 navios e cerca de 20 aviões.
A informação estará a ser avançada pelo Ministério da Defesa da Rússia, que dá conta de que estes exercícios vão decorrer até dia 10 de junho. Os mesmos vão contar com a participação de "grupos de navios, juntamente com a aviação naval, que irão estar envolvidos em operações de busca de submarinos [inimigos]".
Esta iniciativa decorre em simultâneo com a invasão russa sobre a Ucrânia, que dura precisamente há 100 dias e que tem vindo a ser descrita por Moscovo como se tratando de uma "operação militar especial".
Note-se, a este propósito, que a Ucrânia se situa a milhares de quilómetros a oeste do local onde os exercícios estão a decorrer no Pacífico, aponta a Reuters.
A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, provocou já a morte de mais de quatro mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que admite a probabilidade de o número real ser muito maior.
A invasão russa foi imediatamente condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: EUA preparados para ajustar postura militar em relação à Coreia do Norte