Cinco pessoas morreram no sudeste da China, de acordo com a imprensa estatal: o desabamento de uma casa fez três mortos na província de Fujian, na terça-feira, e duas pessoas morreram na segunda-feira, num deslizamento de terra causado pelas chuvas, na província vizinha de Jiangxi.
Uma pessoa morreu e três estão desaparecidas no norte do país, depois de um veículo ter caído à água, numa montanha inundada por fortes chuvas, na região da Mongólia Interior.
A China experimenta regularmente chuvas sazonais e inundações durante o verão, mais frequentemente nas áreas centro e sul.
Vídeos da televisão estatal CCTV mostraram grande parte das cidades inundadas em águas lamacentas.
A chuva terminou na quarta-feira em Jiangxi, mas mais precipitação está prevista para os próximos dias nas províncias de Fujian, Jiangxi e Guangdong e na região vizinha de Guangxi. O Centro Meteorológico Nacional disse que os moradores devem preparar-se para inundações e deslizamentos de terra, pois o solo já está saturado nessas áreas.
Mais de 110.000 pessoas foram realojadas na província de Jiangxi, juntamente com mais de 80.000 em Fujian, segundo a imprensa estatal.
Dezassete pessoas morreram na semana passada em desastres relacionados com a chuva em Guangxi e na província de Hunan, no centro da China.
Leia Também: China diz que libertou sob fiança colaboradora da Bloomberg em Pequim