A carta - que reúne, entre outros assinatura dos socialistas Pedro Marques (vice-presidente do grupo) e Isabel Santos (relatora do Parlamento Europeu para a Albânia) -- insiste junto de Michel para que encontre soluções, com os chefes de Estado e de Governo da UE, "para ultrapassar o impasse" nos processos de adesão da Macedónia do Norte e da Albânia "e iniciar imediatamente as negociações" com ambas.
"O impasse nos processos de adesão da Macedónia do Norte e da Albânia, em particular, envia os sinais errados para ambos os países e para toda a região", escrevem a líder dos S&D, Iratxe Garcia Perez, e os outros quatro cossignatários, lembrando que "a UE tem de estar à altura dos seus compromissos, especialmente no atual contexto geopolítico".
Os líderes da UE reúnem-se na quinta-feira de manhã com os homólogos dos Balcãs Ocidentais, encontro que antecede um Conselho Europeu de dois dias, em Bruxelas.
No Conselho Europeu, os chefes de Estado e de Governo do bloco deverão pronunciar-se sobre as recomendações da Comissão Europeia relativamente aos processos de adesão de Ucrânia, Moldova e Geórgia
Leia Também: Ucrânia. CDS diz que adesão à UE tem de respeitar critérios