Crise alimentar global provocada pela Rússia "é uma mentira"

Para a Rússia a culpa da crise alimentar global é do Ocidente.

Notícia

© Reuters

Beatriz Cavaca
22/06/2022 13:06 ‧ 22/06/2022 por Beatriz Cavaca

Mundo

Ucrânia/Rússia

A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, declarou, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que estava "incomodada" com as repetidas declarações ocidentais de que a Rússia é a culpada pela crise alimentar global.

"É uma mentira - tais acusações são mentiras completas", disse Zakharova. "Então o Ocidente pode fornecer todas as armas à Ucrânia, mas por algum motivo nada pode ser retirado do país?", questiona.

As sanções ocidentais, disse Zakharova, levaram os mercados agrícolas ao colapso e foram forçados a interromper os sistemas de pagamento, transporte e seguros que impediram muitas exportações russas de alimentos e fertilizantes.

"Não é lógico - por um lado, a União Europeia diz que uma ameaça à segurança alimentar global está a ser criada, mas, ao mesmo tempo, bloqueia as rotas de entrega de mercadorias no próprio continente", sublinhou Zakharova.

Recorde-se que a Rússia e a Ucrânia são dois dos mais importantes produtores de fertilizantes agrícolas do mundo, já a Rússia é o maior exportador mundial de trigo depois da União Europeia, e a Ucrânia é o maior exportador mundial de sementes de girassol. Com a guerra, estes recursos ficaram impedidos de sair dos países em conflito.

Leia Também: Rússia diz que o Ocidente deu "tiro na cabeça" com questão do gás russo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas