Após o anúncio de que 46 pessoas foram encontradas mortas, na segunda-feira, dentro de um atrelado de um camião no sudoeste de San Antonio, no estado norte-americano do Texas, o governador da região, Greg Abbott, atribuiu responsabilidade ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, naquilo que considerou ser o resultado das suas políticas de imigração.
“Estas mortes são culpa de Biden. São o resultado das suas políticas mortíferas de fronteiras abertas. Mostram as consequências mortíferas da sua recusa em aplicar a lei”, lançou o responsável, na rede social Twitter.
Por sua vez, o senador pelo estado do Texas, Ted Cruz, descreveu a situação como “horrível” e “errada”.
“Quantas pessoas terão de morrer antes que os democratas se importem?”, questionou o republicano, na mesma rede social, atentando àquilo que chamou de “crise na fronteira de Biden”.
At Least 42 People Found Dead Inside Truck Carrying Migrants In Texas.
— Greg Abbott (@GregAbbott_TX) June 28, 2022
These deaths are on Biden.
They are a result of his deadly open border policies.
They show the deadly consequences of his refusal to enforce the law. https://t.co/8KG3iAwlEk
Horrific. This..is..WRONG.
— Ted Cruz (@tedcruz) June 28, 2022
How many more people have to die before Dems give a damn?#BidenBorderCrisis https://t.co/rRa1nAAPxr
O republicano e membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Tony Gonzales, considerou, por seu turno, que a responsabilidade é do secretário da Segurança Interna nomeado pelo presidente norte-americano, Alejandro Mayorkas, perguntando se o responsável “sequer mencionará os seus nomes”.
Today in San Antonio it was 102 degrees. Imagine being abandoned inside an 18-wheeler left to die - 42 people died today - will @AliMayorkas even mention their names?
— Tony Gonzales (@TonyGonzales4TX) June 28, 2022
“Estou de coração partido pela trágica perda de vidas hoje, e rezo por aqueles que ainda lutam pelas suas vidas. Demasiadas vidas são perdidas à medida que indivíduos – incluindo famílias, mulheres e crianças – fazem esta travessia perigosa”, lamentou Mayorkas, também no Twitter.
O responsável adiantou, além disso, que foi lançada uma investigação, acusando os traficantes de serem “indivíduos insensíveis que não respeitam as pessoas vulneráveis que exploram e colocam em risco para obter lucro”.
“Trabalharemos ao lado dos nossos parceiros para responsabilizar quem provocou esta tragédia, e continuaremos a tomar medidas para desfazer as redes de tráfico”, assegurou.
I am heartbroken by the tragic loss of life today and am praying for those still fighting for their lives. Far too many lives have been lost as individuals – including families, women, and children – take this dangerous journey.
— Secretary Alejandro Mayorkas (@SecMayorkas) June 28, 2022
Recorde-se que a polícia encontrou o camião numa estrada remota, perto da base aérea de Lackland, num dia em que as temperaturas atingiram os 40º Celsius.
Além das vítimas mortais, outras 16 pessoas, - 12 adultos e quatro crianças -, receberam assistência médica devido ao calor e à desidratação, conforme informou o chefe da corporação dos bombeiros, Charles Hood.
As autoridades acreditam que o condutor do camião terá abandonado o veículo com todos os passageiros no interior, poucos minutos antes da polícia chegar ao local.
Esta poderá ser a travessia ilegal de migrantes do México para os Estados Unidos com o maior número de vítimas mortais das últimas décadas, segundo apontou a agência de notícias Associated Press.
Veja a galeria.
Leia Também: Encontrados 46 mortos no interior de um camião no Texas