A polícia de Highland Park identificou o suspeito do tiroteio que matou pelo menos seis pessoas e feriu outras 26 no desfile do Dia da Independência dos Estados Unidos da América, o 4 de Julho, no estado norte-americano do Illinois.
Tratar-se-á de Robert 'Bobby' E. Crimo III, um homem de 22 anos que conduz um Honda Fit de 2010 prateado.
Dadas as horas desde o ataque, o suspeito poderá já estar noutro estado norte-americano. As autoridades estão a mobilizar-se para localizar o veículo e pedem que quem o tenha avistado que informe a polícia.
As autoridades mantêm a indicação de que se trata de um homem armado e perigoso e alerta para que a população não aborde o suspeito.
A cronologia do ataque e o que se sabe
O tiroteio começou cerca de 10 minutos após o início do desfile, que tinha hora marcada para as 10h00 locais (16h00 em Portugal continental), lançando o pânico geral entre a população.
Em poucos minutos, foram disparados entre 20 a 25 tiros, alegadamente de um telhado de uma empresa da zona. O resultado do ataque foram seis mortos e 24 feridos com idades compreendidas entre os 8 e os 85 anos. Sabe-se que, segundo a CNN internacional, das seis vítimas mortais, cinco morreram no local e são adultas. A sexta vítima foi dada como morta já no hospital e a idade da mesma ainda não foi divulgada.
O presidente dos EUA reagiu ao tiroteio manifestando-se "chocado" com a violência armada que manchou mais uma data importante nos Estados Unidos.
A polícia lançou uma megaoperação para identificar e localizar o suspeito do tiroteio que foi, mais tarde, identificado como Robert 'Bobby' Crimo cerca das 17h00 locais. As autoridades acreditam que 'Bobby' terá usado uma escada para subir a um telhado e aí abrir fogo. Segundo a polícia local, foi nesse local encontrada a espingarda usada.
Após o tiroteio, 'Bobby' poderá ter-se colocado em fuga no veículo identificado pela polícia, o Honda Fit de 2010 com a matrícula DM80653, do Illinois.
Brigham Temple, diretor médico de medicina de cuidados imediatos da NorthShore University HealthSystem, em Illinois, disse que o hospital recebeu 26 pacientes, 25 dos quais com ferimentos de bala, e há menores entre os feridos.
[Notícia atualizada às 23h49]
Leia Também: Suspeito de tiroteio no Illinois usou escada para subir a telhado