UE não comenta crise no Reino Unido e quer resolver questão irlandesa
A União Europeia (UE) continua empenhada em encontrar soluções para os problemas fronteiriços que o 'Brexit' originou na Irlanda do Norte, perante a crise política no Reino Unido, onde o primeiro-ministro aguarda pela substituição no cargo.
© iStock
Mundo Reino Unido/Crise
"Sobre os acontecimentos no Reino Unido, não temos quaisquer comentários", salientou, na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, o porta-voz Johannes Bahrke, respondendo a uma questão sobre a crise política em Londres.
"Os desenvolvimentos políticos em nada alteram a nossa posição em relação ao protocolo [da Irlanda do Norte], em relação ao nosso trabalho com as autoridades britânicas, com a Irlanda do Norte", sublinhou.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se hoje como líder dos conservadores, mas disse que se manterá na chefia do Governo até ser substituído à frente do partido.
"Concordei que o processo de escolha de um novo líder [dos conservadores] deve começar hoje", disse Johnson à porta de Downing Street, a residência e gabinete oficial do primeiro-ministro.
Johnson admitiu que "é claramente a vontade do Partido Conservador que haja um novo líder e, portanto, um novo primeiro-ministro".
O protocolo em causa, uma solução negociada no âmbito da saída do Reino Unido da UE, evita uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, permitindo e garante a integridade do mercado único de mercadorias da UE.
Leia Também: EDP contrata tarifa a 15 anos em projeto eólico 'offshore' no Reino Unido
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com