"Rússia alcançará todos os seus objetivos. Haverá paz. Nos nossos termos"

Dmitry Medvedev acusou os Estados Unidos da América (EUA) de quererem “transformar” a Ucrânia no “novo Afeganistão” ao enviar “descontroladamente armas para o agonizante regime de Kyiv”.

Notícia

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
19/07/2022 16:54 ‧ 19/07/2022 por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Dmitry Medvedev

O antigo presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, sublinhou esta terça-feira que a Rússia “alcançará todos os seus objetivos” na guerra com a Ucrânia e que “haverá paz” nos termos definidos pelos russos.

Numa publicação na plataforma Telegram, o político acusou os Estados Unidos da América (EUA) de quererem “transformar” a Ucrânia no “novo Afeganistão” ao enviar “descontroladamente armas para o agonizante regime de Kyiv”.

“As experiências de corrupção dos militares dos EUA em Cabul-Kandahar terminaram, mas os esquemas sombrios de venda de armas a países terceiros não. Elas trazem muito papel”, acusou. 

Na ótica de Medvedev, “as armas americanas que estão a ser entregues à Pequena Rússia [Ucrânia] irão espalhar-se pelas mãos de vários criminosos em todo o mundo” e os EUA “voltam a ser patrocinadores do terrorismo internacional”.

Sobre a guerra na Ucrânia, o ex-presidente frisa: “A Rússia alcançará todos os seus objetivos. E haverá paz. Nos nossos termos”.

Assinala-se, esta terça-feira, o 146.º dia de guerra. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 5.024 civis morreram e 6.520 ficaram feridos no conflito.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia vai reduzir operações; Um morto em Kramatorsk

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas