Irão e Gazprom assinam memorando de entendimento de 39.000 milhões

A Companhia Nacional de Petróleo do Irão e o grupo russo Gazprom assinaram hoje um memorando de entendimento para desenvolverem projetos no valor de 40.000 milhões de dólares (mais de 39.000 milhões de euros).

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/07/2022 18:47 ‧ 19/07/2022 por Lusa

Mundo

Petróleo

O documento foi assinado numa cerimónia 'online' pelo presidente executivo da Companhia Nacional de Petróleo do Irão, Mohsen Joyaste Mehr, e Vitaly Markelov, um dos responsáveis pela gestão da Gazprom, segundo a agência oficial do Ministério do Petróleo iraniano, Shana.

A iniciativa envolve o desenvolvimento dos campos de gás de Kish e North Pars, melhorias no campo de South Pars, o desenvolvimento de seis campos petrolíferos e a construção de gasodutos para a exportação de gás, entre outros aspetos referidos no memorando, citado pela agência Efe.

Joyaste Mehr considerou a assinatura do memorando com a Gazprom como um dos maiores investimentos estrangeiros na história da indústria petrolífera do Irão.

"O Irão e a Rússia têm um papel importante para a estabilidade do fornecimento de energia a nível mundial", destacou o mesmo responsável.

Leia Também: Produção da russa Gazprom cai 10,4% desde o início de 2022

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas