Uma jovem morsa de 600 quilos de peso está a 'roubar' os corações dos noruegueses – e a afundar os seus barcos. Vista com frequência no fiorde de Oslo, Freya já passou pelo Reino Unido, pelos Países Baixos, pela Dinamarca, e pela Suécia, mas optou por passar o verão na Noruega.
A fêmea, cujo nome foi cunhado a pensar na deusa do amor e da beleza, ganhou visibilidade na Noruega depois de ser vista a descansar nos barcos de Kragerø, desde o dia 17 de julho.
A presença deste animal do Ártico tem captado a curiosidade dos residentes, e até mesmo da imprensa. Segundo a AFP, o jornal Verdens Gang terá monitorizado todos passos da morsa através de uma livestream.
O animal foi ‘apanhado’ a perseguir um pato e a atacar um ganso, mas o seu passatempo preferido é dormir a sesta nos barcos atracados no fiorde de Oslo, que ‘lutam’ para suportar o seu peso.
Após considerar mover Freya ou eutanasiá-la, caso representasse um perigo para o público em geral, as autoridades norueguesas decidiram deixá-la “em paz”.
“Ela está bem, está a alimentar-se, a descansar, e parece estar de boa saúde”, informou a Direção de Pescas.
O organismo reforçou, contudo, que a comunidade deverá manter uma distância segura do animal.
“Uma morsa não é, normalmente, um perigo para os humanos, desde que mantenhamos uma distância segura. Mas, se for perturbada e não puder descansar o suficiente, pode sentir-se ameaçada e atacar”, complementou.
Recorde-se que a morsa é um animal protegido, que se alimenta principalmente de invertebrados como moluscos, camarões, caranguejos e pequenos peixes.
Um macho adulto pesa cerca de uma tonelada, enquanto uma fêmea pesa cerca de 700 quilos.
Leia Também: Bruxelas aprova venda de mais uma vacina contra o vírus Monkeypox