Maria Zakharova, de 46 anos, é a representante oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia desde 2015. A porta-voz da diplomacia russa é a primeira mulher no cargo e uma das mais antigas nestas funções, mas, além da atenção que ganhou devido à guerra, o seu nome volta agora a ser falado por outros motivos.
“Antiocidental, mas nem tanto”, foi assim que o italiano Corriere della Sera relembrou o casamento de Zakhrova em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e as polémicas fotografias da boda.
As imagens, que circulam agora nas redes sociais, foram destacadas pelo diário italiano, que explica que as mesmas pertencem ao casamento de Zakharova com Andrei Makarov, ocorrido em 2005, anos antes de assumir o atual cargo.
Contudo, as imagens, ainda que não sejam recentes, têm estado a gerar uma onda de críticas à mulher, filha de um diplomata, que é um dos rostos diários da guerra.
The spokeswoman of the Russian Ministry of Foreign Affairs, Maria Zakharova ladies and gentlemen! pic.twitter.com/zOaD8Q7VTx
— Anonymous Operations (@AnonOpsSE) July 24, 2022
As fotografias, nas quais Zakharova beija apaixonadamente o marido, serão públicas desde 2016 e, ao site russo Life-ru, o fotógrafo Nikolai Komissarov, admite que as publicou por iniciativa própria.
“Eram fotos privadas, mas Zakharova partilhou algumas para o primeiro aniversário de casamento, então pensei em colocá-las online também. Ela ficou furiosa", disse.
Komissarov era o fotógrafo do consulado russo em Nova Iorque, onde Zakharova trabalhou em 2005.
O diário italiano destaca que, ainda que o fotógrafo tenha falado nestas fotos, a imagem que acompanha a sua entrevista mostra uma pose mais clássica do casal, que tem uma filha de dez anos.
Além disso, o fotógrafo teria consciência das repercussões das imagens e estranha-se o facto de nunca terem sido removidas da Internet. Acreditando-se, por isso, que alguém terá ordenado a sua propagação, tal como destaca o Corriere della Sera.
Mais do que as imagens do casamento, voltou também a circular um vídeo onde Zakharova come morangos, que foi alvo de comentários por parte do dissidente russo Mikhail Khodorkovsky. “Uma mulher vulgar é sempre uma mulher vulgar”, escreveu.
Once vulgar, always vulgar
— Mikhail Khodorkovsky (English) (@mbk_center) July 3, 2022
Maria Zakharova – an official representative of the Russian FM, should be an important person, right?
Did you see her wedding photos she posted recently?https://t.co/0ZLqk9SLJY https://t.co/J1XFe9fSbM
Leia Também: Cinco mortos e 25 feridos em ataque a academia de voo em Kropivnitsky