Quatro navios com 160 mil toneladas de cereais já saíram da Ucrânia

Recorde-se que tinha sido anunciado que, este domingo, cinco navios cargueiros iriam zarpar hoje dos portos ucranianos de Tchernomorsk e Odessa para prosseguir a exportação de cereais.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty

Notícias ao Minuto
07/08/2022 09:06 ‧ 07/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia

Quatro dos cinco navios que são esperados partir hoje dos portos ucranianos de Tchernomorsk e Odessa já deram início à sua viagem.

O ministro das Infraestruturas ucranianas anunciou há momentos a partida de quatro navios, carregados com cerca de 160 mil toneladas de cereais.

Segundo a Reuters, o navio Glory segue para a Turquia com 66 mil toneladas de milho. O Riva Wind está a navegar para Iskenderun, também na Turquia, com mais 44 mil toneladas de milho, o Star Helena, com uma carga de 45 mil toneladas de produtos agrícolas, tem como destino a China, enquanto o Mustafa Necati tem como destino a Itália com 6.000 toneladas de óleo de girassol.

Os navios serão acompanhados pelo Centro de Coordenação Conjunta (CCC) até Istambul, onde serão inspecionados ao largo da costa antes de entrarem no estreito do Bósforo.

O momento foi assinalado pela Getty, que registou imagens do momento, as quais pode ver na galeria acima

O centro autorizou, ainda, o cargueiro MV Osprey a atracar, vazio, em Tchernomorsk depois de ser hoje inspecionado, ao largo de Istambul.

A partida destes navios é o resultado do acordo conseguido entre Kyiv, Moscovo, Ancara e as Nações Unidas para a exportação de cereais. O CCC precisou, num comunicado, que está a "concluir os procedimentos de exportação regulares" no âmbito da Iniciativa do Mar Negro para os Cereais, designação oficial do acordo.

Leia Também: AO MINUTO: Ataque em Dnipro; Cinco navios de cereais saem da Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas