Depois de, no final de junho, Victoria se ter tornado o primeiro estado da Austrália a proibir a exibição pública de símbolos nazi, segue-se Nova Gales do Sul, o estado com mais população do país.
A lei foi aprovada com o apoio unânime do parlamento estadual na terça-feira.
Os estados de Queensland e Tasmânia também ponderam leis semelhantes, o que significa que os símbolos nazi poderão ser proibidos em metade dos oito estados e territórios da Austrália.
O diretor executivo do Conselho Judaico de Deputados de Nova Gales do Sul, Darren Bark, considerou a aprovação da lei como um dia histórico para o estado.
“Os símbolos nazi são uma porta de entrada para a violência e são usados como ferramenta de recrutamento por extremistas”, disse Bark acrescentando que "os perpetradores serão finalmente responsabilizados”.
A lei autoriza a utilização da suástica em ambientes académicos, históricos ou educacionais. O símbolo também pode ser usado em contextos religiosos hindus, budistas e jainistas, visto possuir outro significado neste contexto.
No estado de Victoria, primeiro a banir suásticas, as pessoas que exibem intencionalmente o símbolo podem ser condenadas a até um ano de prisão ou a pagar uma multa superior a 14 mil euros.
Leia Também: Estado australiano de Victoria proíbe exibição de suástica nazi