A fotojornalista japonesa, Tsuneko Sasamoto, morreu aos 107 anos. Considerada a primeira mulher a exercer tal profissão no Japão, Sasamoto defendia que beber um copo de vinho tinto todas as noites era um dos segredos para ter uma boa saúde.
Segundo revela, esta segunda-feira, a agência de notícias Reuters, que cita a imprensa japonesa, a fotojornalista morreu no passado dia 15 de agosto, cerca de duas semanas antes de completar 108 anos.
Sasamoto nasceu na capital, Tóquio, em 1914 e queria ser pintora, mas tal objetivo não teve o apoio do pai, escreve a Reuters. O gosto pela fotografia surgiu com um filme a preto e branco que viu com um amigo. Aos 25 anos tornou-se fotógrafa profissional e, em 1940, ingressou na Associação Japonesa de Fotografia.
Numa entrevista ao site Art and Design, no ano passado, a centenária explicou que beber um copo de vinho tinto e comer um pedaço de chocolate todas as noites era o seu segredo para a longevidade.
“Nunca te deves tornar preguiçoso”, disse, na altura. “É essencial permanecer positivo na vida e nunca desistir. Tens de te esforçar e estar consciente, para que possas avançar”, acrescentou.
Leia Também: O Japão incita jovens a beber mais para impulsionar a economia