A polícia federal norte-americana (FBI) está a investigar um confronto entre agentes de patrulha da fronteira dos Estados Unidos e dois migrantes, depois de imagens do incidente terem sido divulgadas nas redes sociais.
O vídeo – ao qual poderá aceder na galeria acima – mostra um agente ajoelhado ao lado de um homem deitado com as mãos atrás das costas, enquanto outro patrulha parece acenar um bastão em direção a um homem num fato de mergulho.
A determinado momento, entram em cena mais agentes, sendo que o migrante acaba por ser ‘dominado’ e atirado ao chão. Três agentes são, depois, vistos a deter o homem, que luta para se libertar.
As imagens surgiram num momento em que a região de San Diego regista um grande fluxo de detenções de migrantes, aponta a CNN.
O incidente terá ocorrido por volta das 17h10 de domingo, quando dois agentes procuravam deter dois jovens mexicanos, de 17 e 20 anos, que tinham entrado a nado no país, conforme adiantou Gerrelaine Alcordo, porta-voz do Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras dos Estados Unidos.
Segundo a responsável, os jovens “resistiram ativamente [à detenção] e agrediram os agentes”, levando ao envolvimento do FBI.
Até ao momento, os agentes de patrulha da fronteira estiveram envolvidos em 237 incidentes, de acordo com dados governamentais.
Leia Também: EUA. Organização de resgate animal salva 26 cães de avião no Texas