Grupo armado mata mais de 40 pessoas em região da Etiópia

As vítimas eram todas residentes locais e da etnia Oromo e os atacantes foram descritos como membros da Fano, uma milícia voluntária, composta na sua maioria pela etnia Amharas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/09/2022 22:41 ‧ 02/09/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Etiópia

Homens armados mataram pelo menos 42 pessoas na região de Oromuya, na Etiópia. A informação foi revelada, esta sexta-feira, por dois residentes da região, que enterraram os corpos em valas comuns. 

Citados pela agência de notícias Reuters, as testemunhas afirmaram que o ataque aconteceu na terça-feira, no distrito de Amuru, a cerca de 370 quilómetros da capital da Etiópia, Adis Abeba.

As vítimas eram todas residentes locais e da etnia Oromo e os atacantes foram descritos como membros da Fano, uma milícia voluntária, composta na sua maioria pela etnia Amharas.

Segundo a Reuters, os confrontos entre as duas etnias - as maiores da Etiópia - têm escalado nos últimos meses e a região de Oromyia tem estado no centro da violência. 

Um dos residentes disse ter enterrado um total de 22 pessoas num local, 15 noutro e cinco num terceiro local. Já o outro residente revelou ter compilado uma lista de 46 mortos. Ambos revelaram que os atacantes, entre 150 a 200 homens, estavam munidos de espingardas e usavam uniformes. 

Leia Também: Etiópia. Enviado especial dos EUA vai ao país para pedir fim do conflito

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas