O Rei Carlos III discursou, esta segunda-feira, pela primeira vez desde que ascendeu ao trono, no emblemático Westminster Hall, onde se dirigiu a ambas as câmaras do Parlamento britânico.
O momento aconteceu depois dos discursos de vários responsáveis políticos, assim como de um pequeno cortejo cerimonial e das promessas de lealdade das duas câmaras, que o Rei assistiu a partir do trono onde se sentou, também pela primeira vez.
Ao seu lado, permaneceu a Rainha consorte, Camilla.
"Lordes e membros da Câmara dos Comuns, estou profundamente grato pelas condolências dadas depois da morte da minha adorada mãe", começou por dizer o monarca, citando, de seguida o conhecido dramaturgo britânico William Shakespeare para descrever Isabel II.
"Como disse William Shakespeare sobre a primeira Rainha Elizabeth (Elizabeth I): Ela era o padrão para todos os príncipes vivos", comparou Carlos III.
"Aqui em frente a vocês não posso negar que sinto o peso da história que nos rodeia e nos lembra das tradições do parlamento em que os membros das câmaras se dedicam com sacrifício pessoal para o melhor de toda a sociedade", lembrou, salientando em frente dos deputados que "os parlamentos são os instrumentos vivos da democracia".
Antes de terminar, o monarca realçou o serviço que "a Rainha prestou toda a vida à nação e ao povo". "Quando era muito nova, sua majestade jurou servir o país e o seu povo e manter os princípios da constituição [...]. Este voto que ela manteve sempre com tanta devoção deixou um exemplo de dever que com a ajuda de Deus e a vossa ajuda eu estou determinado a seguir", prometeu antes de ouvir o novo hino britânico de pé 'God Save The King' ('Deus Proteja o Rei', em português), pela primeira vez tocado no parlamento britânico ao fim de 70 anos.
Depois do curto discurso, o Rei britânico saiu do parlamento para ir a uma base da força aérea britânica, onde embarcará num avião para viajar para a Escócia.
A proclamação do Rei Carlos III como monarca do Reino Unido foi oficializada no fim de semana com a leitura do edital, toque de trombetas e salvas de canhão. A Rainha Isabel II morreu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido.
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, na sequência da morte do pai, George VI, que passou a reinar quando o seu irmão abdicou.
Após a morte da monarca, o seu filho primogénito assume, aos 73 anos, as funções como Carlos III.
Veja na galeria os principais momentos deste discurso no Westminster Hall.
[Notícia atualizada às 11h40]
Leia Também: Príncipe Harry presta homenagem à avó. "Sou eternamente grato"