Um acidentes com um autocarro fiz onze mortos, esta quarta-feira, na Índia, quando um 'minibus' caiu de uma ravina, na zona de Caxemira controlada pelos indianos. Foram registados ainda 29 feridos.
Segundo a Associated Press, citando a agência local Press Trust of India, as autoridades contaram que seguiam na viatura pelo menos 36 pessoas.
O autocarro, que circulava perto da aldeia de Sawjian, no distrito de Poonch, na região de Caxemira, e estariam no interior vários estudantes. A ravina na qual o veículo se despenhou tem cerca de 75 metros.
As autoridades continuam no local a resgatar os sobreviventes, com o apoio dos habitantes da aldeia.
The news of bus accident in Sawjian Poonch is extremely distressing. Reports of loss of precious lives and injuries to many is deeply painful. My prayers 🤲 pic.twitter.com/3OrFE5vlpX
— Tahir Ashraf (@Tahir_A) September 14, 2022
Segundo contaram as autoridades, nove dos mortos para já registados terão morrido no local, e duas pessoas morreram no hospital. Os 29 feridos, acrescenta a agência indiana, estão em estado crítico, e pelo menos seis pessoas tiveram de ser levadas de helicóptero para o hospital mais próximo.
O governo local, através do vice-governador Manoj Sinha, anunciou através do Twitter que seria paga uma indemnização de 500 mil rupias (cerca de 6.300 euros) às famílias das vítimas. Já o primeiro-ministro, Narenda Modi, lamentou o incidente.
Visited District Hospital,Poonch to enquire about health of civilians who were injured in tragic road accident today.Met the relatives & doctors treating injured. 6 seriously injured have been airlifted to Jammu for treatment. Rs. 1 Lakh would be given to those seriously injured. pic.twitter.com/Vz47BUy9dd
— Manoj Sinha (@manojsinha_) September 14, 2022
Acidentes de autocarro não são incomuns na Índia, dado o estado degradado de muitos veículos e das estradas onde estes seguem. A questão intensifica-se nas zonas mais remotas, próximas dos Himalaias, onde as estradas criadas são muitas vezes afetadas por deslizamento de terras e fortes chuvas.
Segundo dados do governo indiano, cerca de 11 mil pessoas morrem em acidentes de autocarro por ano. Em 2017, por exemplo, morreu uma média de 29 pessoas por dia em acidentes de transportes públicos, com particular ênfase no autocarro.
A região de Caxemira tem assistido a alguns acidentes anteriores a este: no mês passado, um autocarro no qual seguiam vários soldados indianos para a região (onde se mantêm fortes tensões diplomáticas com o Paquistão) despistou-se numa estrada montanhosa e caiu num rio, causando a morte de seis pessoas.
Leia Também: Primeiro-ministro do Paquistão diz que quer fortalecer laços com a Índia