A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) aprovou, esta quinta-feira, uma resolução que exige que a Rússia deixe a central nuclear de Zaporíjia (Zaporizhzhya), na Ucrânia.
Segundo a noticia avançada pela Reuters, que cita diplomatas presentes na reunião, na qual foi aprovada a resolução e que decorreu à porta fechada, em Viena, o texto pede que a Rússia “cesse imediatamente todas as ações contra e na Central Nuclear de Zaporíjia e em qualquer outra instalação nuclear na Ucrânia”.
O texto, apresentado pela Polónia e Canadá, foi votado pelo Conselho de Governadores da agência de vigilância nuclear das Nações Unidas, composto por 35 membros de diferentes países. A resolução foi aprovada, segundo a Reuters, com 26 fotos a favor, dois contra e sete abstenções.
Rússia e China foram os países que votaram contra. África do Sul, Burundi, Egito, Índia, Paquistão, Senegal e Vietname e abstiveram-se.
Recorde-se que, num relatório divulgado após uma missão de avaliação ao estado das instalações de Zaporíjia, a AIEA defendeu que fosse criada uma zona de proteção do local, para impedir uma catástrofe nuclear como a ocorrida na central de Chernobyl.
A central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, está ocupada pelas tropas russas desde 4 de março.
[Notícia atualizada às 20h02]
Leia Também: AO MINUTO: "Processo de adesão bem encaminhado"; Explosões em Zaporíjia