Radosław (Radek) Sikorski, eurodeputado polaco e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, agradeceu na terça-feira aos Estados Unidos por aquilo que alegou ter sido um ato de sabotagem levado a cabo pelo país sobre os gasodutos Nord Stream 1 e 2.
Numa publicação na rede social Twitter, o eurodeputado que faz parte do grupo político PPE, no Parlamento Europeu, partilhou uma fotografia em que é possível ver uma das três fugas de gás detetadas nos referidos gasodutos, acompanhada da legenda "Obrigada, EUA".
Na sua argumentação, o político considerou ainda que "não há falta de capacidade nos gasodutos para transportar gás da Rússia para a Europa Ocidental, incluindo para a Alemanha".
Consequentemente, Sikorski acrescentou ainda que a "única lógica" associada ao Nord Stream tem por base a ideia de que o presidente russo, Vladimir Putin, "pudesse chantagear ou travar impunemente uma guerra contra a Europa de Leste".
BTW, there's no shortage of pipeline capacity for taking gas from Russia to Western Europe, including Germany. Nordstream's only logic was for Putin to be able to blackmail or wage war on Eastern Europe with impunity.
— Radek Sikorski MEP (@radeksikorski) September 27, 2022
Escrevendo também que todos os "Estados ucranianos e bálticos se opõem à construção dos Nord Stream há 20 anos", o antigo ministro polaco ressalvou, no entanto, que agora "20 mil milhões de dólares de sucata de metal encontram-se no fundo do mar, outro custo para a Rússia da sua decisão criminosa de invadir a Ucrânia".
As declarações foram proferidas depois de terem sido detetadas, na terça-feira, três fugas de gás - duas no gasoduto Nord Stream 1, junto à Suécia, e uma outra no Nord Stream 2, a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm.
As autoridades da Alemanha, Polónia e Dinamarca emitiram já as suas suspeitas de que tais ruturas tenham sido resultado de ações intencionais.
Leia Também: AO MINUTO: Letónia em emergência; Sabotagem a gasodutos? Não é "ataque"