O Presidente russo Vladimir Putin assinará, esta sexta-feira, os tratados de anexação dos territórios ucranianos ocupados à Rússia, anunciou o Kremlin.
De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias russa Tass, a cerimónia de assinatura dos acordos com a Federação Russa será realizada na sexta-feira às 15h (horário de Moscovo).
Após essa cerimónia, Putin deverá fazer um grande discurso e reunir-se ainda com os administradores designados por Moscovo para as regiões em questão, acrescentou Peskov.
Em causa estão quatro regiões - Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk - onde decorreram referendos organizados por Moscovo que questionavam os ucranianos se aprovaram a junção das suas regiões à Federação Russa.
A votação ocorreu nos centros de votação, acompanhadas por soldados, mas também porta em porta com urnas.
As autoridades pró-russas anunciaram na terça-feira a vitória do "sim" à anexação pela Rússia, mas os referendos foram considerados inválidos por Kyiv e pelos seus aliados ocidentais.
A área total destas regiões equivale a cerca de 15% da Ucrânia - o tamanho de Portugal ou da Hungria - e nela vivem cerca de quatro milhões de pessoas.
[Notícia atualizada às 11h43]
Leia Também: AO MINUTO: Territórios anexados amanhã; Mais uma fuga de gás no Báltico