A Rússia está a celebrar a anexação russa de quatro regiões ucranianas com um concerto, transmitido na televisão, na Praça Vermelha, em Moscovo.
Depois de o presidente russo, Vladimir Putin, assinar os tratados de anexação de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, uma grande onda de russos deslocou-se para a Praça Vermelha para comemorar. Foram instalados ecrãs gigantes e um forte sistema de som para acompanhar a atuação de várias estrelas da música russa que se apresentaram em palco.
No Twitter, Matthew Luxmoore, repórter do Wall Street Journal, deu conta de que algumas celebridades subiram ao palco para discursar sobre a guerra, tal como mostra um vídeo que divulgou. Segundo o jornalista, o ator Russo Ivan Okhlobystin parece ter dado vida a "Hitler" e pediu uma "guerra santa".
Russian celebs are apparently channeling Hitler and calling for a “holy war” from a stage in Moscow. Definitely not the upbeat mood from the last Russian annexation 8 years ago pic.twitter.com/RmqQVxQma0
— Matthew Luxmoore (@mjluxmoore) September 30, 2022
Já outro correspondente do Financial Times escreveu na mesma rede social que Ivan Okhlobystin afirmou que Kharkiv, Odessa, Mykolayiv e outras cidades da "Ucrânia russa" serão as próximas a ser anexadas.
The pro-annexation concert on Red Square is in full swing. Ivan Okhlobystin, the star of the Russian version of Scrubs, is saying that Kharkiv, Odesa, Mykolayiv, and other cities in "Russian Ukraine" are next to be annexed pic.twitter.com/QNYqarAHqP
— max seddon (@maxseddon) September 30, 2022
Também Vladimir Putin discursou para a multidão, falando num "dia histórico" de "verdade" e "justiça", após ser recebido com aplausos, cantos patrióticos e bandeiras. Algumas pessoas ostentavam também as fitas de São Jorge, com riscas negras e laranja, uma antiga decoração militar czarista que se tornou um símbolo da vitória do Exército Vermelho sobre a Alemanha nazi.
Putin disse que a Rússia está a abrir o "coração" aos ucranianos e terminou dizendo: "A vitória será nossa".
O ambiente vivido neste concerto à sombra do Kremlin contrasta com os milhares de russos que continuam a fugir do país, após a mobilização militar parcial anunciada pelo chefe de Estado russo.
Sublinhe-se que a anexação oficializada hoje ocorre no oitavo mês da guerra na Ucrânia, depois de as tropas russas terem sofrido derrotas significativas no norte e nordeste do país vizinho.
Passando a ser cidadãos russos, os habitantes das quatro regiões poderão ser mobilizados para combater as tropas ucranianas.
A Ucrânia e quase toda a comunidade internacional já anunciaram que não irão reconhecer a anexação.
Veja as imagens na fotogaleria acima.
Leia Também: Portugal não reconhece anexação pela Rússia de quatro regiões ucranianas