A ameaça de que o presidente russo, Vladimir Putin, possa lançar uma bomba nuclear perante uma possível derrota na Ucrânia é cada vez mais evidente e, perante isso, o que fariam os Estados Unidos caso a ameaça se concretizasse?
O ex-diretor da CIA (Agência Central de Inteligência), general aposentado David Petraeus, expressou qual seria a posição dos EUA, ainda que esta não tenha sido confirmada pelo governo de Joe Biden.
Numa entrevista à ABC News, Petraeus indicou que os Estados Unidos e os seus aliados destruirão as tropas e equipamentos militares da Rússia na Ucrânia imediatamente após um ataque nuclear.
O EUA afundariam ainda a frota de Putin no Mar Negro, a joia da coroa da Marinha do Kremlin. "Nós responderíamos liderando um esforço coletivo da NATO que eliminaria todas as forças convencionais", indicou acrescentando que a ação visaria o campo de batalha na Ucrânia e também na Crimeia, além dos navios russos no Mar Negro.
Petraeus respondeu ainda à questão de se seria possível a Rússia vencer a guerra. "Eles não podem. Não há nada que ele [Putin] possa fazer no momento", concluiu.
Leia Também: Ataque a infraestruturas? NATO promete à Rússia resposta "firme e unida"