O senado da Federação russa votou, esta terça-feira, para aprovar a incorporação de quatro regiões ucranianas ocupadas no país, enquanto Moscovo se prepara para anexar formalmente o território que tomou de Kyiv desde o início da invasão, em fevereiro deste ano.
Na sessão de hoje foi ratificada por unanimidade a legislação para anexar as regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia, após uma votação semelhante na Duma, a câmara baixa, ontem.
Os documentos vão agora retornar ao Kremlin para a assinatura final do presidente Vladimir Putin, conta a Reuters, para concluir o processo de anexação formal das quatro regiões, que representam cerca de 18% do território da Ucrânia.
A decisão não deverá, no entanto, ser reconhecida legalmente fora da própria Rússia. O país declarou as anexações depois de realizar, alegadamente, referendos nas áreas ocupadas.
Atualmente, a Rússia não controla totalmente o território que afirma anexar e também ainda não designou formalmente as fronteiras das novas regiões - grande parte delas sob controlo das forças armadas ucranianas, de momento.
Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia faz avanços; Inverno? UE com "riscos inéditos" no gás