Um vídeo filmado por um drone mostra um grupo de orcas a atacar e matar um dos maiores predadores do mar, um tubarão branco, em Western Cape, na África do Sul.
Nas imagens, publicadas no canal de Youtube do Sea Search Research & Conservation, a 3 de outubro, vê-se cinco orcas a perseguirem um tubarão branco. O animal ainda tentou fugir, mas acabou morto. Durante a mesma caçada, acreditam os especialistas, foram ainda mortos outros três tubarões.
Que as orcas conseguiam matar várias espécies de tubarões já se sabia, mas não havia evidências de ataques a tubarões brancos. É por isso que, segundo a cientista Alison Towner, esta é uma filmagem única.
"Este comportamento nunca tinha sido testemunhado em detalhe antes e muito menos a partir de cima", assegurou a especialista em tubarões ao jornal britânico The Guardian.
Após o ataque, revelou também Alison, apenas um tubarão branco aventurou-se a passar por aquela zona. Nos 45 dias seguintes, não se viu mais nenhum. O que confirma que os tubarões têm uma resposta de fuga, com consequências mais amplas à espécie.
Em casos observados anteriormente, estes animais acabaram mesmo por abandonar habitats importantes devido a ataques, o que acaba por ter consequências para o ecossistema.
Leia Também: Mulher mordida por tubarão ao largo dos Açores