Lyman foi libertada pelas forças ucranianas no final de setembro como parte de uma rápida contraofensiva lançada por Kyiv que recapturou faixas das regiões de Donetsk, de Kharkiv e de Kherson do controlo russo.
Além de dezenas de corpos encontrados em valas comuns, as imagens que agora começam a surgir mostram veículos de guerra pertencentes à Rússia, deixados e destruídos.
Quando as autoridades ucranianas entraram na cidade, descobriram que muitos moradores civis tinham sido mortos por bombardeamentos. Outros, principalmente idosos, morreram durante a ocupação russa por falta de comida e remédios, sublinhou à AP, na semana passada, Mark Tkachenko, inspetor de comunicações da polícia do distrito de Kramatorsk, na região de Donetsk.
As autoridades ucranianas estão agora a trabalhar para restaurar a infraestrutura básica e investigar como os civis viveram e morreram durante a ocupação russa. Vastas áreas da cidade estão completamente destruídas.
Veja, na galeria acima, a destruição dos veículos russos deixados para trás durante a contraofensiva que a Ucrânia levou a cabo na região.
Leia Também: Autoridades exumam corpos de vala comum em cidade libertada dos russos