Jeremy Hunt é o novo ministro das Finanças do Reino Unido
Edward Argar vai substituir Chris Philip como secretário de Estado das Finanças, que foi transferido para secretário de Estado do Conselho de Ministros.
© Reuters
Mundo Reino Unido
Jeremy Hunt é o novo ministro das Finanças do Reino Unido. A informação foi avançada por Steven Swinford, o editor de política do The Times, que, anteriormente, tinha sido dos primeiros jornalistas a avançar com a demissão de Kwasi Kwarteng. A nomeação foi já confirmada pelo número 10 de Downing Street.
De acordo com o gabinete da primeira-ministra, Liz Truss, Edward Argar vai substituir Chris Philip como secretário de Estado das Finanças, que foi transferido para secretário de Estado do Conselho de Ministros.
Hunt foi ministro dos Negócios Estrangeiros durante um ano no governo de Theresa May e, antes disso, foi ministro da Saúde e da Cultura no governo de David Cameron.
O deputado foi o finalista vencido à liderança em 2019, contra Boris Johnson, e foi derrotado na primeira volta na eleição deste verão, tornando-se dos mais proeminentes apoiantes de Rishi Sunak contra Liz Truss.
The Rt Hon Jeremy Hunt MP @Jeremy_Hunt has been appointed Chancellor of the Exchequer @HMTreasury. pic.twitter.com/bldKWr3crG
— UK Prime Minister (@10DowningStreet) October 14, 2022
A nomeação de Hunt é vista por comentadores políticos como uma forma de a líder dos 'tories' apaziguar os mercados financeiros e a ala centrista do partido, origem de grande parte das críticas internas dos últimos dias à estratégia económica do executivo.
Cerca de uma hora antes, Kwasi Kwarteng, confirmou ter sido demitido pela primeira-ministra, Liz Truss, após ter regressado antecipadamente de uma visita aos Estados Unidos. "Pediu-me para eu me demitir, e eu aceitei", escreve na carta de renúncia, admitindo que "o ambiente económico mudou rapidamente" desde a apresentação do plano de crescimento a 23 de setembro e que é importante o governo enfatizar o compromisso com a disciplina fiscal.
Por seu lado, Truss escreveu numa carta que lamenta "profundamente" perder Kwasi Kwarteng, culpando os "tempos extraordinariamente difíceis" e agradece "o serviço a este país e a enorme amizade e apoio" do ex-ministro.
[Notícia atualizada às 14h59]
Leia Também: Truss demite ministro das Finanças. Kwarteng esteve 38 dias no cargo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com