Os proprietários de uma herdade de gado em Siero, Espanha, receberam uma multa de 300 euros porque o mugido de uma de suas vacas, Carmina, de 15 meses, ultrapassou o limite permitido de decibéis.
De acordo com a ata, citada pelo jornal La Voz de Asturias, os 'muus' chegaram aos 74 decibéis, quando a lei do ruído estabelece um máximo de 55.
O caso foi denunciado por um vizinho há quase um ano, quando tiveram de sacrificar a mãe de Carmina.
"Começou a mugir muito mais porque quando se sacrificou a mãe, teve de parar drasticamente de mamar", explica o proprietário, que observa que o mugido durou apenas alguns dias.
"Ficámos totalmente surpresos, não sabíamos nada sobre isso e podemos justificar, embora pareça ridículo justificar o mugido de uma vaca".
A família proprietária de Carmina garante que o mugido ocorreu por apenas alguns dias, enquanto o vizinho queixoso indica que durou meses. Além disso, a reclamação inclui motivos de insalubridade e ruído excessivo na herdade.
Os proprietários recorreram da multa e a Câmara Municipal fará uma nova medição para verificar se o mugido da vaca ultrapassa os 55 decibéis permitidos por lei. Se não passar, a multa será anulada e Carmina pode continua a mugir em paz.
Leia Também: Chuva regressa na próxima semana, mas o calor (ainda) não vai embora