Confrontos no Chade contra a Junta Militar que adiou processo eleitoral

Manifestantes da oposição do Chade e a polícia envolveram-se em violentos confrontos hoje na capital do país, N'Djamena, segundo a France-Presse.

Notícia

© Reuters

Lusa
20/10/2022 10:46 ‧ 20/10/2022 por Lusa

Mundo

N'Djamena

Os distúrbios ainda se mantêm, sendo que as manifestações foram organizadas após a prorrogação - por dois anos - do período de "transição política" no Chade que devia entrar hoje em vigor.

No fim do mês passado, a Junta Militar decidiu manter Mahamat Idriss Déby Itno como Presidente do país até à realização de eleições livres e democráticas, sendo que, supostamente, Déby pode voltar a apresentar-se e concorrer ao cargo de chefe de Estado.  

No dia 20 de abril de 2021 foi noticiada a morte do general Déby, abatido pelos rebeldes durante confrontos, sendo que o Exército proclamou o filho, Mahamat Déby, na altura general de 37 anos, presidente da República do Chade.

Mahamat Déby assumiu o poder, apoiado por uma Junta Militar constituída por 15 generais, mantendo-se no poder antes da realização de eleições livres.

Hoje, membros da oposição manifestaram-se contra o adiamento do "período de transição".

Na capital do país são visíveis colunas de fumo negro e ouviram-se disparos de granadas de gás lacrimogéneo tendo sido erguidas barricadas em algumas zonas perto do centro da cidade interrompendo a circulação rodoviária.   

A manifestação de hoje tinha sido proibida pelas autoridades. 

"Eles estão a disparar contra nós e a matar o nosso povo. Os soldados e o general Mahamat Débque recusaram-se a honrar a palavra, no final dos 18 meses. É assim que ele pretende instalar uma dinastia: matando o povo" disse Succès Masra, líder do Partido Transformador, na oposição, através de uma mensagem difundida pela rede social Twitter.

O partido apelou esta semana à participação nas manifestações. 

Leia Também: Histórico opositor de Idriss Déby foi nomeado primeiro-ministro do Chade

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas