Indonésia bane todos os xaropes para a tosse após a morte de 99 crianças

Até ao dia 18 de outubro, as autoridades de saúde da Indonésia identificaram 206 casos de insuficiência renal aguda entre as suas crianças.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
20/10/2022 16:12 ‧ 20/10/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Indonésia

A Indonésia baniu todos os xaropes para a tosse, na sequência da morte de 99 crianças. A decisão surgiu depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter alertado para a ligação de dois ingredientes presentes em quatro xaropes para a tosse fabricados na Índia com a morte de 70 crianças por insuficiência renal aguda, na Gâmbia.

Até ao dia 18 de outubro, as autoridades de saúde da Indonésia identificaram 206 casos de insuficiência renal aguda entre as suas crianças, com 99 mortes, segundo revelou o ministro da Saúde, Mohammad Syahril, na quarta-feira.

Nessa linha, baniu a venda e prescrição de “qualquer xarope ou medicação líquida” até que a investigação esteja concluída, como medida preventiva, diz a agência Reuters.

O mesmo meio noticioso detalha que, segundo as autoridades de saúde, os produtos com os dois ingredientes em causa não estavam disponíveis localmente, e os ingredientes tinham sido banidos de todos os medicamentos para crianças vendidos na Indonésia.

O país formou uma equipa para analisar os casos, composta por oficiais de saúde locais e por membros da OMS, tendo ainda consultado os especialistas desta entidade encarregues de investigar os casos na Gâmbia.

Leia Também: Gâmbia. 66 crianças podem ter morrido devido a xaropes para a tosse

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas