Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Joe Biden comete (nova) gafe e culpa "guerra no Iraque" pela inflação

A inflação trata-se de "um problema mundial devido a uma guerra no Iraque, ao impacto sobre o petróleo e ao que a Rússia está a fazer", afirmou Biden.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma (nova) gafe, na terça-feira, e confundiu a guerra do Iraque com a guerra da Ucrânia.

Num evento no estado norte-americano da Florida, o chefe de Estado falou sobre a inflação, frisando que se trata de "um problema mundial devido a uma guerra no Iraque, ao impacto sobre o petróleo e ao que a Rússia está a fazer".

O erro - que pode ver no vídeo acima - foi rapidamente corrigido. "Desculpem-me, a guerra na Ucrânia", disse o democrata, que completa 80 anos no próximo dia 20 de novembro. "Estou a pensar no Iraque porque foi lá que o meu filho morreu… porque ele morreu".

Beau Biden, ex-procurador geral do estado de Delaware e filho mais velho de Joe Biden, morreu aos 46 anos em 2015, seis anos após regressar da guerra no Iraque, vítima de um cancro cerebral. 

No entanto, Biden defende que as toxinas encontradas no fumo proveniente de resíduos queimados em instalações militares no Iraque podem ter contribuído para a doença do filho.

As gafes do presidente norte-americano têm sido recorrentes. Na temática da guerra na Ucrânia, já afirmou que "Putin pode cercar Kyiv com tanques, mas nunca conquistará o coração e a alma do povo iraniano", em vez do "povo ucraniano", e afirmou que a Suíça, em vez da Suécia, pretendia aceder à União Europeia.

Leia Também: Casa Branca está preocupada com possibilidade de ataque nuclear russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório