Uma porta-voz do Salvamento Marítimo declarou à agência de notícias EFE que o helicóptero Helimer 202 retomou hoje o trabalho de buscas, juntando-se a um dos barcos desta organização de resgate.
Na noite quinta-feira, o navio de resgate Salvamar Spica foi substituído pelo Salvamar Algenib e as buscas prosseguiram.
O navio mercante Sarah M notificou na madrugada de quinta-feira o centro de coordenação de Almeria que ouviu vozes na água e posteriormente localizou um homem a 33 quilómetros a sudeste de Cabo de Gata.
O Helimer 202 e o navio Salvamar Spica foram mobilizados para o local e o homem foi resgatado por volta das 04:00, horário local. O migrante declarou que, por volta das 19:00 de quarta-feira, o barco em que estava com outras 12 pessoas naufragou.
Posteriormente, Salvamento Marítimo transferiu de helicóptero outros dois migrantes resgatados após o naufrágio para o aeroporto de Almeria.
Um porta-voz de Salvamento Marítimo informou que ambos foram avistados pelo navio mercante Meredegracht, que os tirou da água e prestou-lhes os primeiros atendimentos médicos.
O serviço de emergências espanhol declarou também hoje que o Salvamento Marítimo ajudou e conduziu uma outra embarcação com 37 pessoas que navegavam em direção à Grande Canária, nas Ilhas Canárias.
No barco estavam 33 homens e quatro mulheres, todos de origem norte-africana. Ao chegarem à Grande Canária, foram avaliados por membros de uma unidade de saúde que confirmaram o seu bom estado de saúde.
Leia Também: Migrações: Pelo menos 14 migrantes morreram em naufrágios no mar Egeu